terça-feira, 21 de agosto de 2012

 O Panteão, situado em Roma, Itália, também conhecido como Panteão de Agripa  foi construído em 27 a.C., durante a República Romana, durante o terceiro consulado de Marco Vipsânio Agripa cujo nome está  escrito sobre o pórtico do edifício, o Panteão de Agripa foi destruído por um incêndio em 80 d.C., sendo totalmente reconstruído em 125, o Panteão é famoso pela sua cúpula.
 
À entrada possui um pórtico profundo do tipo corrente nos templos romanos de planta regular. Originalmente este pronos apresentavam um envasamento alto ao qual se subia por largos degraus, mas com a subida do nível das ruas vizinhas este elemento arquitetônico ficou soterrado. Além disso,  este pórtico, com 3 naves e de 24 colunas ao todo (3x8), fora delineado como parte de um átrio retangular que devia ter o efeito de destacá-lo da rotunda.
 
Na época, foi restaurado por Domiziano, mas entre 118 e 128 d.C. foi quase totalmente refeito pelo imperador Adriano, com significativas alterações no projeto original de Agripa e ficando com a forma que o conhecemos hoje.
  O edifício sobreviveu inteiro a séculos de guerras e invasões pois tornou-se  uma igreja católica muito cedo.

Um comentário: